top of page

Prática Pedagógica VI - Infantário"O Carrocel" (Creche)

                           E-Portefólio

    BEM-VINDOS!
 
      Ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar possiblilidades para a sua produção ou a sua construção. (...) Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender."
Paulo Freire, 1996, pp. 22-23.
 
      Ser educador é perceber o mundo das crianças, compreender os seus sentimentos. É ensinar e aprender a sermos pessoas melhores.
      No passo muitos pensavam que o educador era apenas alguém que estava numa sala a observar, enquanto as crianças brincavam que estas não aprendiam nada na creche, contudo esta forma de pensar é errada pois, a creche/jardim-de-infância é de extrema importância, porque é na creche que a criança começa a formar o seu pensamento, aprende novos valores, saberes, é incentivada à criatividade e à autonomia, despertando para a descoberta do mundo, sendo estes ensinamentos que irá tornar a criança confiante em si própria para ir construindo os seu conhecimento.
         Educador é aquele que sabe dar e receber carinho, é estar atento ao comportamento das crianças, percebendo quando esta está carente ou precisa de falar, de mais atenção, é ser Amigo.​​​​​​​​​​
          Atualmente, os educadores de infância completam a acção educativa das famílias junto das crianças, ajudando na descoberta da sua individualidade e estimulando a sua integração no meio envolvente.
 

 

 

     “ Vocês dizem: é cansativo estar com crianças. E não há dúvida que têm razão. Depois acrescentam: porque temos de nos pôr ao nível delas, porque temos de nos baixar, inclinar, curvar, tornar pequenos. Mas aí vocês estão enganados. O que mais cansa não é isso, o que mais cansa é sermos obrigados a elevarmo-nos até à altura dos seus sentimentos. A esticarmo-nos, a alongarmo-nos, a ficar nos bicos dos pés. Para não as magoar.” 

 

Janusz Korczak (citado em Filliozat, 2000, p11) 

 

Figura 1. Exterior do  Infantário

bottom of page